O estilo de decoração Japandi tem conquistado admiradores ao redor do mundo por sua simplicidade elegante e conforto natural. 

Com uma abordagem minimalista, o Japandi valoriza a funcionalidade, linhas limpas e uma paleta de cores neutras, complementada por materiais naturais e texturas suaves. 

Vamos descobrir como usar esse estilo em diferentes cômodos do seu lar? Você também vai descobrir por que o Japandi tem ganhado tanta popularidade. Confira! 

Afinal, o que é Japandi?

Quarto com cama e pia

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Formas orgânicas e poucos detalhes são algumas das características do Japandi – Projeto: Giuliano Marchiorato | Foto: Eduardo Macarios/CASACOR

Japandi combina elementos do minimalismo japonês com a simplicidade e funcionalidade do design escandinavo. 

No coração do Japandi está o Wabi-Sabi, o princípio japonês que encontra beleza na imperfeição e na passagem do tempo. Isso significa apreciar móveis e objetos que exibem naturalidade e desgaste, trazendo uma sensação de autenticidade e história para o ambiente.

Da Escandinávia, o Japandi herda o Hygge, a ideia dinamarquesa de aconchego e bem-estar. Imagine espaços que incentivam o relaxamento e o conforto, através de iluminação suave, tecidos macios e cantos de leitura aconchegantes.

E não podemos esquecer do Lagom, a filosofia sueca que enfatiza a importância da moderação. No design Japandi, isso se reflete na escolha de mobiliário e decoração que são tanto funcionais quanto esteticamente agradáveis, sem excessos ou complicações.

Quais são os principais elementos do Japandi? 

Cozinha com piso de madeira e janela

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Revestimento de madeira clara permeia toda esta cozinha no estilo Japandi – Projeto: UP3 Arquitetura | Foto: Denilson Machado, do MCA Studio/CASACOR

A estética Japandi é marcada por linhas simples, materiais naturais e uma paleta de cores neutras. Há um grande apreço pela qualidade e pela artesania, com um foco em detalhes feitos à mão e em técnicas tradicionais.

Esses elementos trabalham juntos para criar espaços que não só são belos, mas também promovem um estilo de vida focado na qualidade, na sustentabilidade e na tranquilidade.

Adotar o estilo Japandi significa criar espaços que equilibram perfeitamente a forma e a função, onde cada peça tem seu lugar e propósito. É a escolha perfeita para quem busca um lar que é um refúgio de paz e simplicidade no meio da correria do dia a dia.

Como usar o estilo Japandi?

Pia de banheiro branca

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Cores neutras e terrosas podem ser incorporadas em todos os cômodos do lar – Foto: Deca

Integrar o estilo Japandi na sua casa tem a ver com abraçar a simplicidade e o contato com a natureza. Para isso, prefira madeira, bambu e tecidos como linho e algodão, para manter a decoração minimalista mais aconchegante. 

A luz natural é sua aliada, então, vale a pena apostar em cortinas que deixem o ambiente luminoso e incluir espelhos para uma sensação de amplitude. E claro que as plantas fazem parte do décor para um toque de verde e frescor!

Para os revestimentos de paredes e pisos, seja da cozinha, banheiro ou quartos, você também pode escolher porcelanatos que simulam madeira ou pedra. As torneiras, suportes, luminárias e puxadores em aço inox, corten ou preto matte completam o décor.

Por fim, cantinhos especiais para ler e relaxar, com almofadas e mantas que convidam ao descanso, tem tudo a ver com o estilo tranquilo e acolhedor do Japandi. 

Agora que você conhece os segredos do estilo Japandi, está na hora de transformar seu lar em um refúgio de serenidade e conforto. 

Se você busca uma ajuda especializada para incorporar essa tendência em sua casa, a loja Obra Fácil pode te ajudar. Conheça o programa Obra Fácil Mais, que reúne os melhores profissionais do mercado!