A escolha da torneira, seja para banheiro ou para a cozinha, impacta em diferentes aspectos da rotina de uma família. Por conta disso, é essencial escolher com cuidado o modelo ideal para a composição de um projeto. 

Com isso em mente, separamos quatro dicas importantes que você talvez não saiba sobre como fazer a escolha da torneira certa. Confira abaixo!

Escolher a torneira ideal é essencial para o dia a dia e o design do projeto – Foto: Deca

1. Escolha a torneira de acordo com a cuba 

É importante escolher a torneira de acordo com o modelo de cuba para que você possa comprar a peça mais adequada para o projeto. 

Caso você opte por uma cuba de apoio, é recomendado que a torneira seja um modelo de bica alta para que haja um bom espaço entre a queda d’água e o escoamento da cuba. 

Mas, quando a cuba tem um deck (o espaço certo para se instalar as torneiras), é possível fazer a instalação de uma torneira de bica baixa, pois a área de lavagem será adequada. 

Selecione a torneira certa para a cuba considerando a altura e espaço para instalação – Foto: Deca

2. Considere a área de lavagem 

No banheiro, é essencial ter um espaço semelhante a um cubo para que você possa lavar as mãos livremente. Esse cubo pode ter a medida de 20cm. Siga essa dimensão para garantir que haja o espaço suficiente entre a queda d’água e o escoamento. 

Na cozinha, também é preciso deixar um bom espaço para a área de lavagem para lavar itens de cozinha maiores, como panelas e travessas. Sabendo disso, nossa dica é que você invista na torneira gourmet, que é mais alta que os demais modelos.

Além disso, ela tem uma segunda mangueira flexível para auxiliar na higienização de itens que estão com sujeiras mais pesadas, o que facilita bastante na limpeza do dia a dia. 

No banheiro, mantenha 20cm de espaço para lavar as mãos. Na cozinha, use torneiras gourmet mais altas e flexíveis para limpeza eficiente – Foto: Deca

3. Tonalidade conforme o projeto

Ao escolher a torneira, considere a harmonização com os metais do banheiro e lavabo. Recomendados usar sempre tonalidades que complementam o estilo decorativo do ambiente.

Um banheiro feminino decorado em tons de rosa, por exemplo, pode contar com a torneira no tom Red Gold (cobre) ou Gold (dourado), tons clássicos que destacam a delicadeza do projeto. 

No caso de ambientes no estilo industrial, a dica é apostar em metais em tons de Black Matte (preto fosco) e Cromado. São cores que destacam o estilo no espaço. 

No banheiro, mantenha 20cm de espaço para lavar as mãos. Na cozinha, use torneiras gourmet mais altas e flexíveis para limpeza eficiente – Foto: Deca

4. Funcionalidade de acordo com a necessidade 

Por fim, vale a pena checar com cuidado a funcionalidade da torneira para escolher o modelo que mais tem a ver com o seu lar.  

Os modelos Deca apresentam sistema antirrespingos Deca Comfort, o que proporciona uma economia de até 60% no consumo de água. É a opção ideal para quem está criando um projeto sustentável. 

Modelos Deca com sistema antirrespingos economizam até 60% de água – Foto: Deca

E então, já sabia dessas dicas? Ao escolher torneiras para seu projeto, lembre-se de listar as características necessárias que alinham com suas necessidades e estilo. Assim, você vai garantir a seleção dos modelos ideais, trazendo funcionalidade e beleza ao seu espaço.

E se precisar de ajuda para selecionar as melhores peças, saiba que pode contar com a loja Obra Fácil!