A procura por apartamentos novos no mercado imobiliário é grande, porém os apartamentos antigos continuam sendo a preferência de muita gente, mesmo que a reforma tenha que ser pesada. Com ambientes espaçosos, grandes aberturas e, em alguns casos, localizados em prédios de arquitetura consagrada, esses apartamentos podem se adequar ao estilo de vida contemporâneo depois de uma boa reforma. O principal ponto na hora da mudança é observar com atenção todos os detalhes, principalmente na obra que deverá ser feita nos banheiros, pois é um dos cômodos que mais merece atenção devido a infiltrações e vazamentos.

Sobre o Projeto

As arquitetas Eliane e Elora Ventura foram responsáveis pelo projeto da reforma de um apartamento de 90m² no bairro Jardins, na cidade de São Paulo. O imóvel de mais de 40 anos recebeu uma decoração mais clássica, com revestimentos práticos e sofisticados. Por ser um imóvel mais antigo foram necessárias modificações importantes no layout para tornar os ambientes mais fluídos, conectados e iluminados.

A reforma dos banheiros e os produtos Deca da Obra Fácil

Além das modificações nos quartos, salas e cozinha, as profissionais, que já são grandes parceiras da Obra Fácil, optaram por transformar completamente os banheiros que possuíam um conceito mais antiquado e algumas adaptações a serem feitas para evitar problemas no futuro. Foi necessário refazer toda a impermeabilização antes da instalação dos pisos e também mover alguns pontos na parte hidráulica para colocar o misturador na parede, como nesse banheiro acima. Elas modificaram também as tubulações que eram muito antigas, além de substituir todas as bases por Deca para inserir os misturadores da linha Dream.

Nesse outro banheiro, também foram instalados os metais da Deca da linha Unic e Quadratta, a escolha pela cor dourada foi para trazer mais requinte e beleza, além da sintonia com os veios do porcelanato. Os vasos sanitários presentes nos dois banheiros fazem parte da linha Carrara.

Todos os itens da Deca estão à venda nas lojas da Obra Fácil (www.lojaobrafacil.com.br).

Escritório Eliane Ventura

Foto: Gisele Rampazzo

Formada pela Universidade Farias Brito de São Paulo, a arquiteta e urbanista Eliane Ventura atua na área de arquitetura e decoração há mais de 30 anos. Em 2019, ela se uniu à sua filha Elora Ventura, formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Juntas, elas desenvolvem um trabalho completo em seus projetos com uma proposta diferenciada e personalizada para atender às necessidades e especificidades de cada cliente e ambiente. Os projetos são entregues em três etapas: executivo completo, imagens 3D e referências de decoração, além do memorial descritivo. Além disso, elas executam e gerenciam todas as obras.