A calha úmida, também conhecida como escorredor embutido ou canal organizador, é uma solução inovadora e elegante para cozinhas modernas

Funcionando como uma espécie de cuba alongada, essa peça se destaca não apenas pela sua estética, mas também pela funcionalidade, ajudando a manter a organização e a limpeza do espaço. 

A seguir, explicamos como funciona e para que serve a calha úmida. Ao final, te mostramos um passo-a-passo simples para realizar a instalação dos modelos da Tramontina. Confira! 

Afinal, o que é calha úmida?

Calha úmida pode ser usada para diversas finalidades, como champanheira e até mini horta – Foto: Tramontina

A calha úmida é uma solução inteligente para cozinhas que combina funcionalidade com design. Pode ser utilizada para escorrer louças ou, ainda, como mini horta ou champanheira para ocasiões especiais.

O sistema de escoamento da calha úmida direciona água e resíduos da bancada para o esgoto através de uma válvula conectada a um sifão ou diretamente ao esgoto, evitando acúmulo de água na superfície.

Outra vantagem é que a calha úmida, feita normalmente de inox, pode ser encontrada em vários tamanhos, além de ser complementada com acessórios, como escorredores de pratos e porta-talheres. 

Como escolher uma calha úmida de qualidade? 

Ao escolher uma calha úmida, considere o tamanho da sua bancada e as necessidades específicas de uso. Lembre-se sempre de optar por materiais duráveis, como o aço inox, um material resistente e fácil de limpar. 

A Tramontina, marca parceira da Loja Obra Fácil, oferece modelos de calha úmida em aço inox, acabamento Scotch Brite, quatro variações de comprimento e 14 cm de profundidade.

Calha Úmida da Tramontina é feita de aço inox e tem acabamento Scotch Brite – Foto: Tramontina

A estrutura conta com válvula para escoamento da água e que pode ter a sua saída instalada diretamente no sifão da cuba da cozinha, conduzindo tudo pelo mesmo canal.

Além da calha úmida, é possível adquirir separadamente acessórios que trazem a mais funcionalidade para a peça, como pode conferir na imagem abaixo. 

Cada acessório tem uma função diferente e pode ser escolhido conforme o tamanho disponível da calha úmida – Foto: Tramontina 

Os porta-pratos e porta-talheres são os únicos com um papel definido na hora de escorrer a louça. Os demais são multifuncionais e servem para escorrer diversos itens. 

Como é feita a instalação de calhas úmidas da Tramontina?

Canal Úmida da Tramontina está disponível em quatro tamanhos: 45 cm, 60 cm, 90 cm e 105 cm – Foto: Tramontina

A instalação das calhas úmidas da Tramontina envolve cortar a bancada seguindo as medidas fornecidas pelo gabarito e fixar a peça sobre ela. 

A localização na bancada, que pode ser atrás ou ao lado da cuba, é determinada pela criatividade e necessidade do projeto, se adaptando à área disponível. Esse processo permite uma integração versátil da calha úmida ao design e funcionalidade da cozinha.

Pronto. Você já sabe o que é e como funciona a instalação da calha úmida! Como pode conferir, o item é perfeito para cozinhas modernas onde a funcionalidade e praticidade são essenciais.

Gostou de saber mais sobre a calha úmida? Então, confira mais produtos Tramontina para o projeto da sua cozinha na Loja Obra Fácil!