Comprar pisos e revestimentos, seja pela internet ou loja física, pode parecer uma tarefa complexa devido à variedade de opções e detalhes técnicos envolvidos, especialmente se você não é expert no assunto. 

Mas, com as dicas certas, você pode transformar a experiência da reforma ou construção em um processo mais tranquilo. 

Conheça, a seguir, 6 dicas essenciais para comprar pisos e revestimentos com mais segurança!

1. Entenda a diferença entre pisos bold e retificados 

Cadeira e mesa de centro

Descrição gerada automaticamente
Pisos bold têm bordas arredondas, enquanto os retificados apresentam bordas retas – Foto: Ceusa

A diferença entre pisos bold e retificados está nas bordas das peças. O bold tem bordas arredondadas, que exigem juntas de assentamento maiores e mais rejunte. 

Já o retificado, apresenta bordas retas, permitindo juntas mais finas e um visual mais uniforme e moderno. 

A escolha entre um e outro depende do efeito estético desejado e do orçamento disponível, já que os retificados tendem a ser um pouco mais caros.

2. Conheça as superfícies dos porcelanatos 

As texturas influenciam tanto na estética quanto na funcionalidade de pisos e revestimentos. Entenda melhor cada uma delas neste tópico! 

Acetinado

Apresenta superfície com menos brilho e textura fosca, sendo menos escorregadio, o que o torna versátil para uso em quase todos os ambientes da casa, como cozinhas e banheiros. A resistência a riscos e manchas do acetinado é uma vantagem interessante também​​.

Hard

Desenvolvida para ambientes comerciais e residenciais com intensa circulação, a superfície hard é também adequada para áreas externas e descobertas, incluindo ao redor de piscinas.

Lux


A superfície tem um acabamento brilhante, ideal para agregar luxo e sofisticação aos ambientes. Projetada para refletir luz, a textura lux é perfeita para espaços internos que buscam um impacto visual elegante, no entanto, seu uso é recomendado em áreas secas para evitar escorregamentos.

Matte

Oferece um acabamento completamente fosco, ideal para aqueles que buscam uma estética moderna e minimalista. O matte não reflete luz, o que ajuda a disfarçar pequenas imperfeições e marcas de uso​​.

Matte Lux

Matte lux é uma variação que combina o acabamento fosco com um toque de brilho, apresentando um equilíbrio entre sofisticação e praticidade. 

Natural

Imita a textura e a cor de materiais naturais sem adicionar brilho, proporcionando um aspecto mais orgânico e acolhedor. É resistente e pouco escorregadio, sendo ideal para ambientes internos e externos que necessitam de um revestimento durável. 

Polido

Recebe um polimento que confere um brilho intenso e uma superfície super lisa, ideal para salas, quartos e escritórios. No entanto, o polido é mais escorregadio, especialmente quando molhado, por isso, deve ser evitado em cozinhas ou banheiros

Rústico

Com uma superfície irregular e mais áspera, o rústico é perfeito para áreas externas ou para quem deseja um visual natural e robusto. 

3. Considere a variação de cores

Cadeira e mesa de centro

Descrição gerada automaticamente
Variações de cores devem estar alinhadas ao estilo de decoração que você pretende adotar no ambiente – Foto: Portinari

Antes de comprar pisos e revestimentos, recomendamos considerar a variação de cores, indicada por V1 a V4. 

Essa escolha precisa estar alinhada ao estilo do ambiente e às necessidades específicas, como disfarçar sujeira em locais de uso intenso ou complementar decorações rústicas e naturais.

  • V1 – nenhuma variação: ideal para ambientes que buscam uniformidade total. Peças praticamente idênticas, ótimas para revestimentos lisos ou com relevo 3D;
  • V2 – pouca variação: perceptível, mas sutil, com texturas e tons similares. Recomendado para cerâmicas que imitam materiais naturais neutros, como mármore clássico;
  • V3 – variação moderada: marcante diferença entre tons, ideal para efeitos mais naturais e não uniformes, especialmente em revestimentos que imitam madeira;
  • V4 – alta variação: destinado a revestimentos estampados, com grande diversidade de desenhos por peça. Perfeito para criar painéis decorativos ricos e variados. 

4. Calcule a quantidade com cuidado 

Para calcular corretamente a quantidade certa para comprar pisos e revestimentos necessários para um projeto, é recomendável seguir estas etapas:

  1. Meça a área: meça o comprimento e a largura da área a ser revestida. Multiplique essas medidas para obter a área total em metros quadrados (m²).
  2. Acrescente sobras: adicione uma margem de sobra ao total calculado para compensar cortes, quebras e futuras substituições. Geralmente, adiciona-se de 10% a 15% sobre a área total. Para espaços com muitos recortes ou revestimentos de grande variação, pode ser necessário aumentar a margem.
  3. Consulte informações na embalagem: verifique quantos metros quadrados cada caixa de piso ou revestimento cobre;
  4. Faça a divisão pela cobertura da caixa: divida a área total (com a sobra) pela cobertura que uma caixa do produto cobre para saber quantas caixas são necessárias. Arredonde sempre para cima.

É sempre bom consultar um profissional capacitado antes de comprar pisos e revestimentos. Esse especialista não apenas realiza os cálculos com precisão, mas também traz um olhar atento para detalhes que podem passar despercebidos. 

Por exemplo, ele verifica o tipo de assentamento, que influencia diretamente na quantidade de material necessária. Além disso, avalia a variação específica do produto escolhido para assegurar uma aplicação harmoniosa e esteticamente agradável. 

Embora possa parecer simples fazer esses cálculos, a experiência do profissional ajuda a evitar compras excessivas ou insuficientes, otimizando seu investimento e reduzindo desperdícios.

5. Tenha atenção aos locais de uso

Cadeira de madeira em frente a água

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Lembre-se de que áreas molhadas necessitam de pisos e revestimentos com resistência ao escorregamento – Foto: Ceusa

A escolha do piso ou revestimento deve levar em consideração o local de uso. Por exemplo, áreas úmidas exigem materiais com maior resistência ao escorregamento, enquanto áreas de alto tráfego necessitam de maior durabilidade​​. Essa questão também pode ser resolvida com ajuda de um profissional. 

6. Escolha pisos e revestimentos de qualidade

Por fim, saiba que optar por revestimentos de qualidade é fundamental. Além de consultar um profissional, verificar selos de qualidade e especificações técnicas te ajuda a fazer uma escolha muito mais acertada. 

Para uma compra segura e confiável de pisos e revestimentos, saiba que a loja Obra Fácil oferece um amplo catálogo de produtos de alta qualidade das marcas Ceusa e Portinari.  

Com essas dicas, comprar pisos e revestimentos, seja pela internet ou em loja física, se torna uma tarefa menos intimidadora, permitindo que você faça escolhas mais seguras e acertadas.

Agora que sabe mais sobre o assunto, aproveite para conhecer a loja Obra Fácil, uma das principais revendedoras das marcas Ceusa e Portinari do mercado!