A escolha do revestimento cerâmico para o banheiro é uma decisão fundamental quando se trata de planejar e decorar o ambiente. Afinal, a estética das peças precisa ser equilibrada com o conforto e, acima de tudo, a segurança. 

Apesar de o espaço exigir um pouco mais de atenção por possuir especificidades, é possível deixá-lo bonito, funcional, com alta durabilidade, além de trazer a identidade do proprietário. 

Mas, como fazer essa escolha? A Portinari fornece cinco dicas valiosas para facilitar a escolha do revestimento cerâmico para banheiro ideal. Confira a seguir! 

1. Aposte em porcelanato nas paredes

Saiba que o porcelanato é um dos revestimentos cerâmicos para banheiros mais populares, adequado para pisos e paredes. Ele se destaca pela versatilidade, variedade de cores e acabamentos.

Pia de banheiro

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Revestimentos cerâmicos para banheiros: coleção Mood da Portinari tem oito tons, formato 15×15 cm, ideal para banheiros – Foto: Portinari

A coleção Mood da Portinari é uma opção para revestir paredes. Composta por oito tons, que podem ser usados de forma isolada ou combinada, permite a construção de diferentes atmosferas. 

O formato de 15 x 15 cm com relevo ondulado tem um toque artesanal. O esmalte extrabrilho no porcelanato destaca as curvas, tornando o revestimento ideal para pisos de banheiros. 

2. Use cores claras para ampliar os ambientes

Branco, bege e cinza claro ampliam visualmente o espaço e dão um toque luxuoso. Combinar essas cores com tons de azul ou verde claro adiciona um charme descontraído ao ambiente.

Pia de banheiro

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Revestimentos cerâmicos para banheiros: coleção Maracangalha, de Nildo José, é elegante e tem quatro cores claras – Foto: Portinari

A coleção Maracangalha, criada pelo arquiteto Nildo José, tem tons claros e formas das lembranças do sertão brasileiro. 

Com uma paleta de quatro cores escolhidas para o modelo Decor, esse revestimento cerâmico para banheiro apresenta tonalidades que podem ser combinadas, levando elegância e amplitude para o espaço. 

3. Explore as diferentes inspirações visuais

Janela de madeira branca

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Revestimentos cerâmicos para banheiros: coleção Mezzo tem design contemporâneo e formato amplo 120 x 270 cm – Foto: Portinari

O porcelanato é versátil e simula materiais como madeira e pedras naturais. Isso permite economizar nas despesas sem comprometer a qualidade do material, que quando mantido de forma adequada, pode ter uma durabilidade maior.

A coleção Mezzo dá ares contemporâneos, especialmente na versão ripada, que intensifica ainda mais seu apelo tátil ao mármore travertino, clássico que se destaca pela versatilidade.  

As dimensões generosas, em formato 120×270 cm, dão mais liberdade para usá-lo de diversas formas, como em tampos de bancada ou mobiliário.

4. Use o box do banheiro como elemento decorativo

Para destacar a área, é possível escolher materiais com cores mais vibrantes, de formas geométricas ou de duas cores diferentes, como preto e branco. 

Foto preta e branca de uma porta

Descrição gerada automaticamente
Revestimentos cerâmicos para banheiros: coleção Ignis remete a rochas vulcânicas com design minimalista – Foto: Portinari 

Fazendo alusão às rochas vulcânicas, a coleção Ignis se destaca pelo visual uniforme e granulado. Sem veios, tem ares mais minimalistas, com duas opções de tonalidades inspiradas nas cores naturais do mineral. 

5. Escolha um revestimento cerâmico fácil de limpar

O ambiente úmido e a frequente utilização do banheiro tornam a manutenção e limpeza essenciais. Assim, os revestimentos de porcelanato e cerâmica são boas escolhas pela facilidade em mantê-los limpos e brilhantes.

Ao cuidar desses materiais, é crucial evitar produtos químicos agressivos, pois podem causar manchas indesejadas. Para uma limpeza eficaz e segura, uma combinação simples de água e sabão neutro é suficiente. 

Seguindo estas diretrizes de especificação de revestimentos cerâmicos para banheiros, você pode converter um espaço comum em um ambiente extraordinário, onde a funcionalidade harmoniza perfeitamente com o estilo.

A seleção certa de materiais é crucial para um banheiro único. Na Loja Obra Fácil, encontre produtos Portinari que mesclam beleza, funcionalidade e durabilidade com maestria.