Loja Obra Fácil em parceria com o Green Building Council Brasil

A sustentabilidade é um assunto que veio para ficar e não só isso. É preciso refletir e agir!

É importante lembrar que separar o lixo não é a única coisa a se fazer, as pessoas e empresas precisam ter mais responsabilidade em suas ações, que vão desde a diminuição dos resíduos lançados nas cidades até a relação com a sua mão de obra e economia em água, energia, etc.

Conceitos como engenharia e arquitetura verde também não podem esperar mais. É por isso que designs e construções mais sustentáveis precisam ser pensados e adotados em quaisquer tipos de projetos.

Estamos falando sobre isso, pois buscamos cada vez mais oferecer através de nossas
soluções e produtos, conteúdo e informação para desenvolvimento e conhecimento aos profissionais da arquitetura e decoração, a fim de trazerconscientização. Por isso, agora a Loja Obra Fácil é parceira do Green Building Council Brasil (GBC-Brasil) – um movimento global, presente em 80 países, que trabalha pela transformação da indústria da construção em direção à sustentabilidade – que oferece o selo life para residências eficientes, confortáveis e sustentáveis.

Conheça as 7 vantagens dos prédios verdes para a sociedade e meio ambiente apontadas pelo GBC:

De forma geral, o setor da construção civil impacta o meio ambiente tanto no consumo de recursos naturais e na modificação da paisagem como na geração de resíduos. Por essa razão, são diversas as vantagens dos prédios verdes, não só para a sustentabilidade, mas também para a sociedade.

Estudos acadêmicos estimam que a cadeia produtiva da construção civil seja responsável pelo consumo de cerca de 50% de todos os recursos naturais disponíveis, renováveis e não renováveis. No Brasil, os resíduos deste ramo são responsáveis por mais da metade do volume de resíduos sólidos gerados em meio urbano.

Para diminuir a criação de resíduos, assim como o consumo de recursos naturais, foram criadas estratégias para desenvolver o mercado da construção em direção à sustentabilidade. O GBC Brasil, por exemplo, tem suas atividades focadas no desenvolvimento e na promoção de diferentes sistemas de certificações ambientais, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green buildings focadas no trinômio da sustentabilidade: ambiental, econômico e social.

Quais as vantagens dos prédios verdes?

Com o conhecimento e o direcionamento das certificações ambientais para embasar os projetos, as construções têm uma redução do consumo e dos custos de matérias-primas. Isso porque, dentre diversas estratégias, sugere um melhor aproveitamento dos recursos, prevenindo o desperdício e incentivando o reuso e utilização de materiais que se preocupem com a sustentabilidade desde sua extração até seu descarte.

As vantagens dos prédios verdes não se encerram por aí. Por terem regras bastante claras a serem seguidas, as obras também são mais ágeis, com o atendimento de todos os prazos e recursos, e há uma redução na produção de resíduos sólidos e seu descarte correto, não só na construção, mas ao longo de sua existência.

Há também a necessidade de reduzir os gastos energéticos com iluminação e climatização. Projetos apropriados permitem que os ambientes sejam mais agradáveis e atraentes, além de serem sustentáveis. Além disso, também se preocupam com a redução e facilidade da operação e manutenção do empreendimento considerando todo seu ciclo de vida.

E para quem ainda dúvida do impacto econômico destes empreendimentos, o estudo HEALTHfx, feito por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, aponta que os prédios verdes geraram US$ 6 bilhões em benefícios combinados para a saúde e o clima ao longo de 16 anos.

Considerando aspectos econômicos, há estudos que mostram (como este da FGV) a valorização, de 4% a 8% no valor do aluguel, deste tipo de empreendimentos em comparação com empreendimentos padrão e taxas de vacância até 7% menores.

 Como ter uma construção comprovadamente sustentável?

Atualmente existem diversas ferramentas para medir o desempenho ambiental de uma edificação. Dentre as principais estão o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), GBC Casa&Condomínio, GBC Zero Energy e o LIFE para interior residencial.

Caso a sua empresa tenha interesse em se engajar neste mercado, pode obter uma certificação ambiental para sua sede, apoiar a causa tornando-se Membro do GBC Brasil ou capacitar seus profissionais para criar e planejar edifícios com essas características.

Se você é novo no movimento de green buildings, alguns dos termos que usamos podem ser desconhecidos. Talvez você tenha se juntado ao GBC Brasil ciente de que construir edifícios e comunidades mais sustentáveis é grande parte do enfrentamento da crise climática e deseja tornar sua própria cidade mais verde e mais justa. Talvez você esteja explorando carreiras na sustentabilidade.

Todos começam em algum lugar e, embora você provavelmente saiba o básico, você já se perguntou o que exatamente “ESG” significa ou qual o significado de um edifício de alto “desempenho”?

  • Descarbonização: Este termo refere-se ao objetivo de acabar com nossa dependência de petróleo e gás como fontes de energia, para reduzir as emissões de dióxido de carbono (ou CO2) que aumentam as temperaturas globais. As estratégias das certificações GBC CASA&CONDOMÍNIO, GBC ZERO ENERGY e LEED podem ajudar na descarbonização por meio da seleção de materiais e sistemas de energia limpa.
  • ESG: Fatores ambientais, sociais e de governança (ESG – Environmental, social and governance) são levados em consideração pelas pessoas ou empresas na hora de fazer investimentos, para que possam colocar seu dinheiro em ações que terão um impacto positivo mais amplo no mundo, além de proporcionar retorno financeiro para o investidor.
  • Edifício de alto desempenho: Um edifício com bom desempenho é aquele que opera com muita eficiência, não desperdiçando energia ou água. Contribui menos com níveis atmosféricos de CO2 do que um edifício tradicional. Os créditos das certificações GBC CASA&CONDOMÍNIO, LIFE e LEED vão além do uso de energia para avaliar o desempenho em áreas como a qualidade do ambiente interno.
  • Conforto, saúde e bem-estar: Passamos cerca de 90% do tempo de nossas vidas em um ambiente construído, casa, escritório, restaurante, escola, academia, etc… e a qualidade destas edificações, comprovadamente, podem contribuir positivamente na qualidade de vida das pessoas e a valorização das relações humanas que ocorrem nestes espaços (LIFE).
  • Resiliência: Um edifício resiliente é aquele que foi projetado para resistir a desafios ambientais como inundações, crises sanitárias, escassez de recursos naturais ou outros desastres naturais.
  • Tripé da sustentabilidade: atribuído ao escritor John Elkington, o termo “tripé da sustentabilidade” refere-se a “pessoas, planeta e lucro” – os objetivos de uma empresa que incluem não apenas ganhos financeiros, mas uma situação justa para seus colaboradores, contribuições positivas para a comunidade e práticas que beneficiem o meio ambiente. É semelhante ao conceito de responsabilidade social corporativa.

Fonte: https://www.gbcbrasil.org.br/7-vantagens-dos-predios-verdes-para-a-sociedade-e-meio-ambiente/?gclid=CjwKCAjwkYGVBhArEiwA4sZLuN9LaG1nIE1lQ80j3WoHVcPK42QjPal2bBR71QcPg6GN8asDMSfxIhoC0n4QAvD_BwE