A CASACOR São Paulo, principal evento da maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, está de portas abertas até 28 de julho, no Conjunto Nacional, com o tema De Presente, O Agora.

Em 2024, a mostra ocupa um espaço de 9 000m² de área construída, com uma configuração nova para os visitantes, que podem conhecer ainda mais de perto e desfrutar de bons momentos com vista privilegiada para a arquitetura do icônico edifício modernista, assinado pelo arquiteto David Libeskind (1928-2014).

O circuito tem 5 áreas dedicadas a exposições e instalações artísticas e 70 ambientes entre 8 estúdios e lofts, 16 casas, 7 jardins, 6 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex com espaço família, 4 lojas e operações comerciais. 

Além desses espaços, quartos, lavabos, salas de leitura, home office, home cinema, lavanderia, cozinhas, livings e até um local de coworking totalmente funcional, que pode ser utilizado pelos visitantes. 

Diversidade e mais conexão com a cultura brasileira

Vista Xingu homenageia o Rio Xingu, que nasce no Centro-Oeste e corta a Amazônia – Projeto: Mônica Costa Paisagismo | Foto: MCA Estúdio/CASACOR

André Secchin, Diretor Geral da CASACOR, conta que a mostra paulistana vai encantar os visitantes. “A 37ª edição da CASACOR São Paulo aponta para um caminho mais diverso e conectado com a cultura brasileira, reunindo uma amplitude ainda maior de gestos criativos. A CASACOR se tornou um espaço de convivência, em que arquitetar relações humanas se torna o objetivo central.”.

Ele aponta, ainda, que o evento deste ano vem para consolidar a posição da CASACOR como plataforma cultural e de tendências, reunindo um leque variado de patrocinadores. “Reunimos esse ano 130 marcas patrocinadoras e estamos evoluindo em forma e conteúdo, com parceiros, que hoje vão além do universo do morar e incluem marcas como JBS, Natura, Peugeot, Aviva e Diageo, além das tradicionais, como Deca, Coral, LG, Banco BRB e o cartão BRB CASACOR. Com tudo isso, nossa expectativa é de que a 37ª edição receba 125 mil pessoas ao longo das 10 semanas de exibição”.

App CASACOR

A nova versão do aplicativo CASACOR tem uma funcionalidade de realidade aumentada, pela qual é possível fotografar as peças expostas nos ambientes e obter informações completas sobre elas a qualquer momento da experiência.

Além disso, todas as reservas em restaurantes e bares presentes no evento são concentradas nesse mesmo app para facilitar e otimizar ainda mais a visita, inclusive para quem quer desfrutar dos espaços de gastronomia presentes na edição, já que será possível, por meio da reserva prévia, ir a todos os bares e restaurantes sem passar por todo o circuito.

Tema e elenco

Estação de trem

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Memórias Deca revisita a trajetória de mais de 75 anos da marca na CASACOR São Paulo – Projeto: Gisele Taranto | Foto: MCA Estúdio/CASACOR

De Presente, O Agora, tema proposto para a edição de 2024, convida a refletir sobre como as nossas decisões cotidianas impactam nas futuras gerações, afinal, sempre seremos ancestrais de alguém.

Para transformar o tema e apresentar uma mostra que surpreenda a cada novo ambiente visitado, os curadores da CASACOR, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, convidaram um elenco poderoso, que esbanja criatividade e homenageia as mais diversas fontes das heranças culturais que formam o povo brasileiro, para responder a complexidade desse tempo.

A edição de 2024 vem repleta de nomes consagrados no mercado e conta com projetos imperdíveis de Fernanda Marques, Brunete Fraccaroli, David Bastos, José Roberto Moreira do Valle, Leo Shehtman e Rosa May Sampaio.

Deca, patrocinadora master da CASACOR, convida a arquiteta carioca – e parceira de longa data da marca – Gisele Taranto para assinar seu ambiente desse ano. Já a Portinari, traz para a CASACOR São Paulo mais uma arquiteta conhecida das marcas Dexco: Melina Romano, que já esteve à frente da Casa Alma Duratex, em 2021. Também da Dexco, a Duratex terá seu espaço criado pelo catarinense Marcelo Salum, cuja marca registrada são ambientes cheios de cores e brasilidade.

A LG vem repleta de novidades em tecnologia com seu ambiente projetado primeiro pelo baiano e prata da casa, Nildo José. As arquitetas Letícia Nannetti e Fernanda Rubatino completam o time escolhido para mostrar as novas tecnologias da marca. A Coral, nessa edição, aposta em outra carioca já muito conhecida pelo público de CASACOR, Paola Ribeiro.

Sempre buscando trazer diversidade de estilos e culturas, a mostra recebe profissionais de outros estados brasileiros. Aline Borges, José Navarro e Natan Gil representam o Estado de Minas Gerais. O Rio de Janeiro marca presença com Migs Arquitetura e Studio Ro+Ca, além de Rodolfo Consoli, que estreia em São Paulo.  Romário Rodrigues é natural do Ceará e a PA Arquitetos vem de Alagoas para a mostra paulistana. A região sul também garante seu espaço com Gustavo Scaramella, do Paraná, Luciana Viganó, do Rio Grande do Sul, e Luciana Bacheschi de Santa Catarina.

Cadeira e mesa de madeira

Descrição gerada automaticamente
Ambiente “Nosso Próprio Tempo” é um convite para apreciar o aqui e agora – Projeto: Cacau Ribeiro – Projeto: Cacau Ribeiro | Foto: MCA Estudio 

O interior do Estado também tem forte presença com projetos assinados por Cacau Ribeiro, de Ribeirão Preto, e Paulo Azevedo, de Bauru. Carla Felippi, de Santos, e Gabriel Fernandes, da Praia Grande, representam o litoral Sul de São Paulo.

Para construir alguns dos espaços dedicados à gastronomia, a CASACOR traz a expertise de Johnny Vianna, que vai projetar o famoso restaurante Badebec. Flávia Burin e Bruna Monetti dão vida ao espaço da doceira Isabela Akkari e Gabriela Prado fica responsável pela ambientação do Bar Caracol.

Voltando ao evento, o elenco conta, ainda, com o arquiteto Renato Mendonça, que teve sua estreia em 2019 e atualmente é apresentador do programa “24 Horas para Decorar” no canal pago Discovery Plus.

Ester Carro, destaque dentro e fora da mostra com foco em Arquitetura Social, apresentando, pela primeira vez uma casa real, localizada no Jardim Colombo, que recebe visitação a partir de junho.

O elenco tem ainda a turma da ADVP Arquitetura, Bruno Moraes, Renan Altera, Felipe e Eloy Fichberg, Ana Weege e Juliana Cascaes. Entre os estreantes da edição temos Letícia Granero, Fragmento Arquitetura, Gabriel Rosa, Studio Marca, Kesley Santiago, Bruno Reis e Helena Kallas, Carol Miluzzi e Willian Vasconcelos, Monik Santos, Sala2 Arquitetura, LP+A, Adriana Farias, Daniela Funari, Panapaná Arquitetura, Marina Salomão, Laura Rocha e Red SquareArquitetura.

Experiência CASACOR

Sala com sofá e mesa de centro

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Ecos Armoriais é uma exposição inspirada no movimento fundado por Ariano Suassuna em 1970 – Projeto: Denilson Baniwa | Foto: CASACOR

Nesta edição da CASACOR São Paulo, a novidade é que o visitante pode ver diversos ambientes e acessar todos os espaços gastronômicos e lojas de forma gratuita, tanto no início (que dá acesso ao Bar Caracol, instalações de arte, jardim, bilheteria e lounge) quanto no final do percurso (mall completo, Bardega, Badebec e Ristorantino).

Fazendo um convite a viajar pelo tema, as boas-vindas à mostra é com a instalação em dois atos do amazonense Denilson Baniwa, artista visual e defensor dos direitos dos povos originários que, por meio de seus trabalhos, busca a construção de uma imagética indígena. Além de celebrar essa ancestralidade na CASACOR, esse ano ele também integra a Bienal de Veneza como parte da equipe curatorial do pavilhão brasileiro.

A aproximação com o universo das artes fica ainda mais evidente nesta edição. Pelo segundo ano consecutivo, a mostra apresenta uma galeria de arte operacional, com curadoria desta vez a cargo da equipe da Martins&Montero, formada pela dupla Jaqueline Martins e Maria Montero, em colaboração com a arquiteta Juliana Cascaes. O objetivo é destacar artistas brasileiros que deixaram sua marca na história através de práticas experimentais e explorar como essas influências reverberam na produção artística contemporânea.

Uma imagem contendo no interior, mesa, cadeira, quarto

Descrição gerada automaticamente
Terreiro é um espaço-instalação artística com foco na ancestralidade afro-brasileira – Projeto: Alexandre Salles | Foto: MCA Estúdio 

Alexandre Salles, arquiteto e mestre em Semiótica Urbana pela FAU-USP, traz para a CASACOR 2024 um projeto inovador, inspirado na interação social dos quintais, tradicionalmente espaços de convívio no contexto do samba e do candomblé. Utilizando inteligência artificial, ele reinventa a materialidade do ambiente, incorporando elementos simbólicos, texturas e formas que evocam uma narrativa visual negra, destacando a cultura e a história afro-brasileira. 

O projeto apresenta um terreiro contemporâneo, onde a terra batida e as paredes de taipa são transformadas em um espaço dinâmico e significativo, que convida os visitantes a explorar e refletir sobre a riqueza da herança cultural do Brasil.

Henrique Oliveira traz para a mostra a obra Memento Habilis (2023), uma instalação artística de formas orgânicas que se assemelham a vegetais e animais, sem, no entanto, se definir como tais. Feita a partir dos resíduos de madeira provenientes de tapumes e canteiros de construções, Oliveira desafia a dicotomia entre espaço natural e arquitetônico, entre natureza e humano. 

Pedro Ariel Santana, que faz parte do time curador, se junta a Rodrigo Ambrósio na exposição coletiva Ecos Armoriais, que reúne 25 artistas do sertão nordestino e que, 50 anos depois do início, mantêm viva a chama do Movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna em 1970, com a intenção de realizar uma arte autêntica brasileira baseada nas raízes populares. 

A exposição na CASACOR, traz artistas em atividade e une elementos ancestrais da cultura nordestina com uma linguagem contemporânea, criando poéticas que dialogam entre si e formam um panorama atual do Nordeste, mostrando que a região é plural, viva e respeitosa com as suas tradições.

Espaços gastronômicos e lojas

Nessa edição, o Bar Caracol recebeu o nome de Refúgio Ancestral – Projeto: Gabriela Prado | Foto: MCA Estúdio/CASACOR

A gastronomia, sempre celebrada na CASACOR São Paulo, traz de volta o buffet brasileiro do Badebec, a doceria saudável de Isabela Akkari e o moderno Bar Caracol. Entre os estreantes estão o italiano Ristorantino e o Bardega, especializado em vinhos.

Existe, ainda, um bar secreto presente no circuito 2024, mas assim como o nome sugere, a entrada é camuflada e exclusiva. Presente no evento já em 2023, esse tipo de estabelecimento nasceu nos Estados Unidos e apresenta uma proposta intrigante de apreciar bebidas e petiscos em um espaço escondido, intimista e diferente de tudo o que se pode viver em um bar convencional. Na CASACOR São Paulo 2024, as operações do Speakeasy são do Guilhotina Bar.

No mall da CASACOR, a Livraria Unisaber tem uma seleção de livros de Arte e Arquitetura. A Gustavo Eyewear encanta com sua coleção de armações de óculos de grau e de sol. A Oficina Francisco Brennand retorna com sua seleção de cerâmicas e a estreia desse ano é da loja da Feira na Rosenbaum.

Acessibilidade

Desde 2016, a CASACOR São Paulo é um evento 100% acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Esse ano, o evento conta com a parceria da arquiteta Silvana Cambiaghi, da Design Universal Consultoria. 

Para atender a quem tem dificuldades de locomoção, todos os banheiros dispõem de cabines acessíveis, além de serem unissex e contarem com espaço família. Há também uma série de gentilezas voltadas aos deficientes visuais e auditivos, como mapa tátil em braille, trajetos de piso tátil, aplicativo de tradução em libras em tempo real e visitas guiadas especialmente preparadas.

Sustentabilidade e impacto social

Parte fundamental do DNA de CASACOR, a sustentabilidade continua sendo não apenas a maior tendência do segmento, mas a força motriz de toda a mostra, que tem alcançado níveis surpreendentes com seu programa de gestão de resíduos, que hoje tem a marca de 99,8% de reaproveitamento. A meta desse ano é alcançar 100%.

Além de adotar medidas como obras secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos promovendo a economia circular, a mostra também realiza doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para instituições parceiras. 

Nesta edição, a CASACOR São Paulo faz 100% de compensação para suas emissões de carbono, assim como nos dois anos anteriores, além de ter a certificação Lixo Zero há 8 anos. 

Outra ação acontece em parceria com a Pachamama, que atua para a neutralização do impacto ambiental da mostra, do deslocamento dos visitantes que optarem pelo ingresso neutralizado, e pela compensação do impacto dos ambientes dos profissionais que voluntariamente submeterem seus projetos a uma avaliação de impacto e consequente compensação por meio dos ativos de conservação da floresta em pé.

A mostra também promove ações de impacto social. Para seguir com o apoio às ações do Fazendinhando – instituto de transformação territorial, cultural e socioambiental que atua em favelas, feito por e para os moradores – a CASACOR São Paulo doa para a entidade a quantia de R$1,00 por cada ingresso vendido nessa edição. 

SERVIÇO CASACOR São Paulo 2024:

  • Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073
  • Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024
  • Horário bilheteria: terça a sábado, das 12h às 20h. Domingos e feriados, das 11h às 19h
  • Horário de funcionamento do evento: terça a sábado, das 12h às 22h. Domingos e feriados das 11h às 21h
  • Valores totais dos ingressos: de terça a domingo e feriados – R$111,00 (inteira) e R$ 56,00 (meia entrada)

Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/en/events/sao-paulo-2024