Toalheiro térmico é um equipamento utilizado no banheiro para secar e aquecer toalhas. É comum relacionar o item ao inverno, mas saiba que ele também tem muitas vantagens em outras épocas do ano.

Pensando nisso, preparamos um post especial para explicar como funcionam os toalheiros térmicos e suas principais especificações. Ao final, você conhece 7 motivos para considerar a aquisição de um. Acompanhe!

Afinal, como funciona o toalheiro térmico?

O toalheiro térmico funciona produzindo calor, por meio da eletricidade ou ligado ao sistema de aquecimento da casa, para secar e aquecer as toalhas.

Ele atinge seu pico de aquecimento num intervalo de 15 a 20 minutos, chegando a uma temperatura de 42 °C. O tempo necessário para as toalhas secarem pode chegar a até quatro horas.

Vale salientar que é possível que esses valores sofram alterações por conta de fatores ambientais, como a temperatura e umidade do banheiro onde o toalheiro térmico está instalado. O tamanho da toalha também pode afetar o tempo de secagem.

Quais são os tipos de toalheiros térmicos?

Os toalheiros térmicos normalmente são feitos de aço e oferecem opções como ligar/desligar, programar um timer e ajustar a temperatura. Existem modelos diferentes para atender às suas necessidades, incluindo aqueles que suportam uma, duas ou até quatro toalhas.

Alguns tipos têm fio oculto, outros têm o fio visível. É possível encontrar modelos que funcionam com 127V, outros com 220V, além dos bivolts. Esses são bem práticos, afinal, funcionam em qualquer tomada.

Você também pode encontrar toalheiros térmicos de chão ou de bancada, no entanto, o mais comum é o modelo de parede, que precisa ser fixo com furos. Se tiver crianças em casa, é fundamental garantir que a barra inferior da peça esteja a pelo menos 60 cm do chão.

Quais são as principais vantagens dos toalheiros térmicos?

Agora que já sabe como os toalheiros térmicos funcionam, é o hora de conhecer as principais vantagens de investir nessa peça, independentemente da estação do ano. Vamos lá?

1. Conforto após o banho

O conforto após o banho é uma das principais vantagens dos toalheiros térmicos. Terminar o banho e utilizar em seguida uma toalha seca e aquecida, pronta para acolher você, é como trazer um pouquinho do luxo de um spa para a rotina da casa, tornando o momento pós-banho prazeroso.

2. Toalhas mais higiênicas

Toalheiros térmicos secam toalhas rapidamente, evitando que microrganismos, como ácaros e mofo, se proliferam. Esse processo não apenas elimina odores indesejados, como também auxilia na prevenção de problemas de pele, como dermatites e infecções por fungos.

3. Baixo consumo de energia

Outra vantagem é que o toalheiro térmico tem baixo consumo de energia. Seu gasto é influenciado por diversos fatores, como a potência do equipamento e o tempo de uso. Mas, geralmente o consumo fica entre 40 e 100V por hora, o que é comparável ao gasto de uma lâmpada comum.

4. Aquecimento do banheiro

Com o toalheiro térmico, a sensação de frio ao sair do chuveiro é passado, porque o equipamento ajuda a aquecer o banheiro, tornando a experiência do banho mais confortável nos dias frios.

5. Sofisticação ao banheiro

Um toalheiro térmico pode ser mais do que apenas um aparelho utilitário, mas uma adição de design elegante e funcional ao seu banheiro. Com seu design e acabamentos variados, o aparelho adiciona um toque de luxo ao espaço. Além de ser funcional, se encaixa em qualquer estilo de decoração, desde moderna a clássica.

6. Garantia de proteção

Toalheiros térmicos são seguros. Eles têm controles para evitar superaquecimento. Mas, é essencial lembrar que, apesar de muitos terem proteção contra respingos de água, eles não devem ser instalados perto ou dentro do box do banheiro, pois não são à prova d’água.

7. Limpeza e manutenção descomplicada

A limpeza do toalheiro térmico é fácil: basta desligar e deixar o equipamento esfriar. Depois, use um pano molhado com água ou álcool, sem produtos abrasivos ou químicos que possam prejudicar a pintura. Sobre a manutenção, não é necessária vistoria regular. Apenas observe se aquece direito e, em caso de problema, contate o fabricante ou a loja.

Com tantos benefícios, o toalheiro térmico transforma o cotidiano do seu banheiro, oferecendo conforto, higiene e economia de energia, e ainda agrega um toque sofisticado à decoração. É, sem dúvidas, um investimento que vale a pena considerar.

E que tal adicionar um toalheiro térmico ao seu banheiro? Confira aqui as opções disponíveis na Loja Obra Fácil e escolha o melhor modelo para você!