Quando o assunto é reforma ou construção de um imóvel, selecionar metais adequados é essencial. Vale a pena entender as características e funções desses itens, especialmente ao decidir entre um misturador ou torneira. Afinal, embora sejam similares em funcionalidade, diferem em características e tipos. 

Quer entender mais sobre o assunto? Preparamos um post para explicar o que é um misturador e uma torneira e suas respectivas características. Além disso, mostramos dicas simples para escolher a melhor peça. Confira a seguir!

Afinal, quais são as principais diferenças entre o misturador e a torneira?

A principal diferença entre o misturador e a torneira é a capacidade de regular a temperatura da água. Enquanto um misturador permite combinar água quente e fria para obter a temperatura desejada, uma torneira só pode liberar água em uma única temperatura. 

Vale destacar que, por conta da funcionalidade extra e da complexidade do design, os misturadores tendem a ser um pouco mais caros que as torneiras comuns. 

O que é um misturador?

Misturador é um tipo de torneira que permite o ajuste da temperatura da água. Ele tem duas entradas, uma para água quente e outra para água fria, e uma única saída. A principal vantagem é manipular essas duas entradas independentemente, ajustando a temperatura do jeito que você quiser. 

Misturador ou torneira? Saiba como escolher o ideal para sua casa

Na cozinha, o misturador é útil na hora de higienizar louças e panelas engorduradas. No banheiro, o dispositivo ajusta a água na temperatura perfeita para lavar as mãos ou o rosto com conforto em dias mais frios, por exemplo. 

É possível também utilizar misturadores em bidês, sabia? Os metais normalmente são instalados ao lado da louça para facilitar o uso e proporcionar bem-estar durante a higiene pessoal.

Para usar um misturador, é fundamental que a sua casa tenha um sistema para aquecer a água, que pode ser elétrico, a gás ou até alimentado por energia solar. Sem isso, a peça não compre sua função de forma adequada. 

Quais são as características e os tipos de misturadores?

Os misturadores podem ser classificados em dois tipos principais: monocomando e bicomando. Explicamos mais a seguir!

Monocomando

Nesse tipo, há uma única alavanca ou botão que controla tanto a temperatura quanto a pressão da água. Movendo a alavanca para cima e para baixo, você consegue regular a pressão, enquanto movendo-a para os lados, ajusta a temperatura.

Misturador ou torneira? Saiba como escolher o ideal para sua casa

Bicomando

Nos misturadores com bicomando, existem duas alavancas ou botões independentes, cada um controlando uma entrada de água (quente e fria), permitindo o ajuste da temperatura de forma mais precisa. 

Misturador ou torneira? Saiba como escolher o ideal para sua casa

Como funciona uma torneira?

A torneira é um dispositivo simples e que tem a função de apenas controlar o fluxo de água, sem o ajuste da temperatura, por isso, não necessitam de um sistema de aquecimento de água para serem utilizadas. As torneiras são geralmente encontradas em locais onde não há necessidade de água quente, como jardins ou lavanderias. 

Misturador ou torneira? Saiba como escolher o ideal para sua casa

Além das tradicionais, temos as torneiras sensorizadas, que ajudam a economizar água e normalmente são utilizadas em locais públicos.

Essas peças apresentam um mecanismo de temporizador integrado, permitindo que a água flua por um período pré-determinado antes de ser automaticamente desligada. 

Como escolher entre o misturador e a torneira? 

A escolha entre o misturador e a torneira depende muito de suas necessidades. Se deseja controlar a temperatura da água, um misturador será uma boa escolha. Mas, se você só precisa de um fluxo de água fria, uma torneira tradicional é suficiente. 

Quem precisa economizar na compra dos metais, pode investir em uma torneira, afinal, elas costumam ser mais acessíveis do que os misturadores. Em um banheiro que quase ninguém usa, talvez não seja necessário instalar um misturador. Na cozinha, no entanto, o item pode ser bem útil no dia a dia. 

Onde comprar misturadores e torneiras? 

É possível comprar misturadores e torneiras em lojas de materiais de construção, em lojas especializadas em produtos para banheiro e cozinha, como a Obra Fácil, a principal revendedora de produtos Deca no Brasil.

A empresa conta com grande estoque de misturadores e torneiras, além de uma equipe preparada para oferecer um atendimento técnico, tirando dúvidas e ajudando você a escolher as melhores peças para a sua casa. 

Pronto, você já sabe quais são as principais diferenças entre o misturador e a torneira. Agora, é hora de analisar suas necessidades e considerar seu orçamento para escolher a peça que mais te atenderá. 

E na hora de comprar misturadores ou torneiras, conte com a Obra Fácil! Acesse nosso site agora para conferir os melhores metais para o seu projeto.