Refúgios para enólogos, conheça essas opções pensadas por Érica Salguero, Cilene Lupi e Sabrina Salles que vão transformar a sua relação com o vinho
Ter uma adega em casa vai muito além de armazenar vinhos: é sobre criar um espaço que valorize momentos, complementa a atmosfera do lar e traduz o estilo de quem vive ali. Seja em projetos compactos ou em ambientes amplos, as adegas se tornaram um desejo crescente para quem aprecia o ritual de abrir um bom vinho, conhecer diferentes rótulos, reunir os amigos para degustações e receber com charme.
Existem diversos tipos de adegas para atender diferentes estilos de vida e espaços. Se antes as adegas climatizadas para 8 garrafas faziam sucesso, agora, as chamadas walk-in estão em alta! Isso porque oferecem mais espaço para armazenar e organizar a coleção, permitindo que o morador entre para escolher o rótulo do dia, mesmo em projetos com metragem reduzida.
Há também adegas embutidas em marcenaria, que se integram ao projeto de forma elegante, além de soluções criativas. Para quem busca um toque de exposição, expositores de vinho também surgem como opção, trazendo praticidade e estilo ao dia a dia.


A arquiteta Cilene Lupi, projetou uma adega inusitada aproveitando um pilar estrutural oco, de 2,5 metros de diâmetro, localizado bem no centro do living de um apartamento de 500 m², em São Paulo. O apartamento projetado para uma família com três filhos ganhou um visual sofisticado com a adega climatizada com acabamento ripado e bar lateral.

Adegas não são somente um local para guardar os vinhos, mas uma parte da casa que evoca a socialização e o bem-estar dos moradores. Nessa casa de mais 500 m², em Pinheiros, projetada pela arquiteta Cilene Lupi, a solução foi criar uma adega junto à cristaleira na sala de jantar.

Neste projeto no Tatuapé, em São Paulo, a arquiteta Érica Salguero integrou ao ambiente uma adega climatizada embutida, garantindo praticidade e charme ao dia a dia. A mesa ampla de jantar em madeira nogueira se harmoniza com a adega equipada, criando um espaço elegante para receber e desfrutar bons momentos ao redor de uma taça de vinho.

Neste apartamento com projeto desenvolvido por Érica Salguero no bairro do Brooklin, o pedido principal do casal de moradores e apreciadores de vinho era uma adega que valorizasse o espaço e fosse a protagonista da sala. Assim, ela foi instalada e ganhou ainda mais charme com o uso da madeira para esquentar o ambiente e torná-lo ainda mais acolhedor.

A adega é um pedido constante de clientes, e mesmo com espaços compactos, é possível criar espaço para instalar um canto especial para armazenar os vinhos. E há várias opções que podem seguir o visual do ambiente e estilo do cliente. Assim como nesse projeto inusitado desenvolvido pela arquiteta Sabrina Salles, que também assina o projeto Walk-in abaixo:

Projetada em uma marcenaria sofisticada, com bastante espaço de armazenamento para organizar as bebidas, inclui ainda um elegante acabamento na porta de acesso e fechadura inteligente.
Se inspire nos projetos dos profissionais cadastrados no Viva Decora Pro.
Confira também o site da Loja Obra Fácil.